Comunicar melhor
Rhesus
Na última Visão, a entrevista com Charles Duhigg (jornalista norte-americano, prémio Pulitzer) esclareceu-me sobre processos que levam ao sucesso na comunicação (individual e em palestras, mas esta última situação não me interessa).
1. Para comunicar, temos de criar uma ligação e estar atentos aos outros.
2. As conversas são de 3 categorias: a) prática (para resolver um problema, fazer planos); b) emocional (partilhar sentimentos para encontrar empatia); c) social (explorar quem somos). Se as pessoas em contacto estão a ter diferentes tipos de conversa, não se conseguem entender.
3. Do que realmente falamos? Temos de fazer perguntas (profundas) sobre valores, experiências, crenças dos nossos interlocutores, para percebermos o que é importante para eles e, então, qual é o tipo de conversa que querem ter. É assim que criamos a conexão que permite comunicarmos bem.
4. Há pessoas com quem é mais fácil falar, pois há uma "simultaneidade neuronal" quando as emoções são partilhadas. Mas esta empatia é conseguida porque passamos mais tempo a tentar entender as pessoas do que a tentar impressioná-las.